Contenção Ortodôntica

👇🏻Leia até o final e descubra a resposta para essa pergunta.

A fase pós-tratamento, que envolve o uso de contenções ortodônticas é tão crucial quanto a fase do tratamento ortodôntico em si.

As contenções fixas são dispositivos colocados na parte de trás dos dentes e têm o papel de manter os dentes na posição correta após a remoção do aparelho ortodôntico. A TROCA PERIÓDICA dessas contenções é de EXTREMA IMPORTÂNCIA.

Isso se deve a fatores como a constante pressão exercida pelos músculos da língua, lábios e bochechas, aliada à tendência natural dos dentes a buscar sua posição original, incluindo o desgaste natural do material, a possível deformação do fio ao longo do tempo e as mudanças fisiológicas que ocorrem na boca do paciente.

Portanto, a colaboração contínua entre ortodontista e paciente, incluindo consultas regulares para avaliação dessas contenções e, quando necessário, sua substituição, é crucial para garantir a preservação do resultado conquistado com o tratamento ortodôntico e também garantir a saúde bucal em geral, pois a falta de avaliação regular das contenções podem causar problemas mais sérios como perda óssea.

•Dra. Ana Carolina Orlanda Junqueira Defina
CROSP 73469
Clinico geral
Ortodontista
Invisalign Doctor